Vamos lá galera, o post dessa vez é bastante direcionado, mas vamos falar de um tema chamado FACILITY MANAGEMENT, ou no bom português, “Gerenciamento de Instalações”. E o que é isso? Nada mais é que uma ferramenta de gestão e terceirização de alguns serviços, a otimização dos espaços e a redução de custos de qualquer empresa. Desde 2000 se começou a falar sobre Facility Management no Brasil, porém de uma forma – até hoje – pobre. Não há estudos concretos e pessoas especializadas em FM para implantar as melhores soluções para o Mercado. Aqui na Europa, principalmente na Holanda, o FM vem tomando grandes proporções. Já existe cursos de graduação, MBA e até Mestrado em Facility Management, ou seja, o negócio por aqui é sério.
Mas, o que faz uma pessoa graduada em FM? Essa pessoa é uma mistura de vários profissionais a fim de achar as melhores soluções estruturais e financeiras para as empresas. Esse facilitador vai analisar as possíveis mudanças de layout a fim de dar conforto, funcionalidade em um lugar seguro e estrategicamente pensado para que o dia a dia na companhia seja mais agradável. Ela vai analisar também quais os possíveis serviços que podem ser terceirizados para a redução dos custos e principalmente ver se realmente a empresa necessita de um edifício para que suas atividades funcionem.
Como assim, Lydi? Passamos por várias mudanças ao longo do tempo. Nos anos 60, por exemplo, demos início a era digital a um ritmo de mudanças e adaptações extremanete acelerado. Nesse momento, as empresas necessitaram fazer mudanças não só estruturais, como de pessoal, para que seu trabalho seguisse adiante. Hoje, vivemos a era da conectividade e as mudanção são ainda mais rápidas. Segundo a revista argentina Facility Magazine nós “nos encontramos com uma grande necessidade de flexibilidade para enfrentar as mudanças, sem esquecer da ergonomia e conforto para que aquelas pessoas possam produzir mais e melhor, livres de limitações impostas por um ambiente de trabalho desatualizado.”
Muitas empresas estão optando por não ter mais um espaço físico (parte administrativa). Com a facilidade da globalização e da tecnologia, muitos prédios estão sendo “abandonados2 para serem criados os home offices. A grande questão é o que fazer com esses prédios vazios que não servem mais para a finalidade empresarial? Bom, na Holanda o Rabobank está transformando seus antigos prédios em Centros de Saúde e Apartamentos. Algumas redes hoteleiras também estão comprando esses prédios e transformando em hoteis de baixo custo e assim, com um solução saudável para a natureza, as coisas vão mudando aos poucos.
A preocupação com a natureza também é um dos pontos chaves do Facility Management. Construções ecológicamente corretas e biosustentáveis fazem com que, além de facilitar a convivência dos empregados, seja criada uma consciencia ecológica nos mesmos.
Quem nunca trabalhou em uma empresa que vai crescendo desordenadamente, encaixando mesas e mais mesas onde não cabe mais nada, com fios passando por todos os lados e com um espaço mínimo de trânsito entre os setores? Vou te dizer é bem complicado. Na correría do dia a dia empresarial, se o ambiente de trabalho não te ajudar complica. A pessoa acaba se estresando por besteiras como a impresora ficar no 2 andar do prédio. Você passa mais tempo andando para buscar uma pauta para reunião do que efetivamente trabalhando. Exageros a parte, isso realmente existe e agora após o FM as coisas estão mudando.
Em resumo, Gerenciamento das Instalações é uma solução para um futuro mais duradouro. É o elo entre homem – natureza, real – virtual. São todas as mudanças que passamos e que estamos vivendo para que o ambiente de trabalho seja cada vez mais confortável, funcional, sustentável e que as pessoas possam mudar de opinião e fazer a cada dia um mundo melhor.
Pois é minha gente. Quem quiser saber sobre ese assunto pode me procurar que explico algunas coisa a mais.
BEIJOOOOOOOOOOOOOS até a próxima.
Muito bom!!!!!!!!!!!!
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